h1

Lançamento: A Mão Esquerda da Escuridão

junho, 19 - 2008

Neste sábado, 21 de junho, haverá um evento especial para o lançamento do livro “A Mão Esquerda da Escuridão”, em que eu e a tradutora Susana Alexandria faremos uma apresentação sobre a vida e a obra da escritora Ursula K. Le Guin e falaremos deste livro, que é uma de suas obras mais emblemáticas.

Laureado com os prêmios Hugo e Nebula em 1969, A Mão Esquerda da Escuridão é um dos romances inesquecíveis da ficção científica do século XX. A história se passa em um planeta de clima glacial – Gethen, o planeta Inverno -, habitado por uma raça de seres humanos totalmente hermafrodita. Genly Ai é um enviado do planeta Terra que vai a Gethen para negociar junto aos seus governantes a adesão das nações gethenianas ao Ekumen (uma espécie de confederação das civilizações intergalácticas), mas sua missão toma rumos imprevistos e se torna uma viagem de muitas descobertas, intrigas, perseguições políticas e aventuras na face gelada desse planeta onde não existem sexos.

A construção desse mundo alienígena quase-humano é de qualidade Tolkiana; um cenário sociológico riquíssimo é apresentado na forma de dossiê, com direito a relatos científicos, lendas, mitos, textos religiosos e páginas de diário; a saga é contada com alternância de dois pontos de vista: o do enviado estrangeiro e o do nativo getheniano. A história é belíssima e vai muito além das discussões sobre gênero e papéis sexuais na sociedade, explorando com uma profundidade rara os dramas comuns a toda espécie humana.

Esse é definitivamente o livro que me fisgou para a ficção científica, o meu “livro de cabeceira”, e será um grande prazer homenagear sua autora neste evento.

 

 Ursula K. Le Guin, a antropóloga da ficção

Onde?
Livraria Cultura Market Place Shopping Center –
Av. Chucri Zaidan, 902 – São Paulo/SP

Quando?
Sábado, 21/6/2008, às 17:00h

Quanto custa?
Entrada franca e gratuita.

Compareçam, prestigiem e participem!

Anúncios

7 comentários

  1. Só falta descobrir como se chega lá ^^


  2. Parábens, Cris! Você foi ótima no evento.


  3. Christie, olá!
    Parabéns pelo lançamento do livro, e Feliz Aniversário! =)
    Beijos!
    =***


  4. Olá Cristina, tudo bem?

    Meu nome é Alessandro e atualmente faço mestrado em Estudos Literários na Unesp. Estou tentado desenvolver uma pesquisa sobre mitos relacionados com FC. Não conheço a obra de Ursula Le Guin, mas sei que é uma autora consagrada que já ganhou vários prêmios importantes. Gostaria de saber se você tem conhecimento se existem estudos ( dissertações e teses) que abordem A mão esquerda da escuridão ( li a sinopse e o primeiro capítulo e achei muito interessante). Além disso, gostaria de saber se pode me orientar sobre qual mito eu poderia relacionar com este livro ( tem uma alguma coisa a ver com o mito da criação?. Por favor, peço sua ajuda. Parabéns pelo seu trabalho. Grato.


  5. Oi Alessandro, você não deixou e-mail?? Entra em contato comigo. Tenho uma revista só de teses acadêmicas sobre a obra da Ursula Le Guin (principalmente a Mão Esquerda). E sim, a obra inventa seu próprio mito da criação, além de apresentar suas origens científicas.


  6. […] e prosseguindo com sua pequena revolução pessoal que começou há 40 anos com a publicação de A Mão Esquerda da Escuridão (que também levou os prêmios Hugo e Nebula). Ela é uma dessas pessoas para quem eu olho e […]


  7. […] Planeta do Exílio – Ursula K. Le Guin A Mão Esquerda da Escuridão ***- Ursula K. Le Guin (releitura) Cassandra ***- Christa Wolf War In Heaven ***- David Zindell O […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: