h1

A Integração dos Mundos Virtuais

agosto, 1 - 2008

Começou. A palavra é interoperabilidade. A idéia é criar plataformas de teleporte entre mundos virtuais diferentes. A primeira ferramenta do gênero é o Open Grid Public beta, da Linden Lab, que possibilita a interatividade de outros ambientes virtuais com o Second Life. Isso permite ao usuário criar um avatar em um determinado jogo (p. ex. The Sims) e teleportá-lo para outro mundo virtual (Second Life).
Não, nunca usei o Second Life, mas essa notícia me causou uma sensação diferente, é interessante notar algo que você explorou na ficção aos poucos ganhar terreno na realidade. Dois contos publicados no meu livro Fábulas tratam de avatares errantes em mundos virtuais. Uma dessas histórias apresenta o planeta Terra dominado por uma rede integrada, que emerge com a diluição das fronteiras entre as redes, os códigos e os ambientes virtuais. A interoperabilidade e os roteadores de sinal tornam algumas entidades do universo cyber praticamente onipotentes e onipresentes, capazes de intervir nas movimentações financeiras, na programação de robôs, de satélites em órbita, do piloto automático dos veículos, ou até mesmo de controlar o marca-passo no peito de alguém.
Vou me lembrar dessa notícia: a interoperabilidade começou. Talvez signifique que dentro de algumas décadas teremos avatares soltos por aí, vagando livres por mundos virtuais sem fronteiras e horizontes muito além dos habituais códigos de programação.

Interface do Open Grid

4 comentários

  1. Sim, logo a palavra de ordem é que todos os sistemas consigam conversar entre si, não vai ter mais “universos-ilha”. Logo, quem sabe um mago do World of Warcraft consiga conversar com um Sim…
    E eu ainda quero criar aquelas IAs-avatares, tipo Maya 😀


  2. É Christie, mais uma notícia inspiradora.
    Seu post me lembrou de um conto que coloquei aqui:
    http://baalzoar.wordpress.com/2008/07/16/um-homem-doce/

    Uma história que reabilitei da pasta das esquecidas.

    O site ainda não está ao meu gosto, estou tendo problemas com as fontes, mas logo o divulgarei decentemente.

    Acho que já lhe dei, mas novamente, parabéns pelo seu livro!

    té mais


  3. Olá, adorei o seu blog, meio nerd, meio mundano!!
    Me senti em casa… desculpe a folga, porque também sou assim, meio nerd e completamente sociável!!
    Estou curiosa para ler seu livrooo!!! Adoro ficção!!

    :DD


  4. Congratulações Cris Lasaitis!

    Gostei do blog, sou fã de carteirinha tanto de uma boa leitura como também de Ficcção Científica.
    Sou quadrinhista e ilustrador profissional, mas também sou argumentista (escrevo), gostaria de saber se te interessaria manter contato!

    Agradeço a atenção e felicidades no blog

    Obs.: marco_marins2003@hotmail.com



Deixe um comentário

