h1

Bravo! Bravo! Bravo!

dezembro, 10 - 2008

Há muito tempo eu duvidava que a TV ainda me daria algo que valesse tanto a pena assistir.
Faz bem uns 10 anos que li Dom Casmurro e, ontem à noite, ao ver as primeiras cenas da adaptação televisiva de Luiz Fernando Carvalho – Capitu –, foi como se todas as reviravoltas do romance me viesseam à mente de súbito, como o calor que sobe depois de uma boa virada de bebida. Claro que isso é uma alusão a um livro que foi um porre na minha adolescência, e que hoje eu muito apreciaria, como sou capaz de apreciar um bom cálice de vinho seco.
E que adaptação! Conseguiu casar em perfeita harmonia a linguagem erudita de Machado de Assis com tomadas modernas (algumas absolutamente delirantes), trilha sonora clássica e contemporânea, para dar vida a cenas de um lirismo deslumbrante.
Eu me apaixonei. Agora lamento ter me desfeito do meu antigo exemplar de Dom Casmurro, que ajudou a atormentar minha adolescência como leitura obrigatória na escola. Lamento ter demorado demais para que eu sentisse prazer lendo Machado.

Hoje me redimo. Um brinde à Capitu!

10 comentários

  1. Esse posta atiçou a minha curiosidade. Apenas discordo do trecho “linguagem erudita de Machado de Assis” ele escreve muito bem e cria personagens maravilhosos mas ainda tem que andar um bocado para chegar lá onde mora o Umberto Eco… rs


  2. Estou querendo ler O Nome da Rosa.
    Cê me deixou com medo 😦


  3. Sim, essa microssérie é completamente delirante, muito maior e melhor do que eu sequer poderia imaginar. Acompanho-a com meu irmão, e ele sim – um grande não-amante de literatura – está adorando, apesar de ter achado o início um pouco ‘maluco’, segundo palavras do mesmo. E o que são aqueles olhos de ressaca? Nunca achei que alguém os teria tão perfeitos, exatamente da mesma forma que Machado os descreve.

    E quanto ao Nome da Rosa: comecei a ler e não gostei muito, mas não sei, estava em um estado de espírito negativo, e isso pode ter influenciado. Vou tentar ler novamente, com certeza.

    Ótimo blog, Cris. Sempre venho aqui mas nunca comento. Continue postando sempre, viu?


  4. O olhar da moça é estonteante, não? Olhos de cigana oblíqua e dissimulada…

    Eu estou acompanhando a série com meu pai, que também é um não-amante de literatura. Infelizmente, ele assiste Pantanal com os olhinhos bem abertos e assiste Capitu roncando… hunf! Vai entender.

    Ah, e minha preocupação é essa: quase não ouço ninguém dizer que gostou do Nome da Rosa.

    Volte sempre, Lucas!
    Beijos


  5. Li o Nome da Rosa há um tempinho. Eu até que gostei, se bem que admito que a leitura foi cansativa em alguns trechos. Mas vale a pena ler sim, eu gostei 😀 Pronto, você conhece alguém que gostou do livro! Hehehe


  6. O visual parece mistura de “Sweenye Todd” do Tim Burton com o “Drácula” do Francis Ford Coppola… A trilha mistura “Iron Man” do Black Sabbath com o “Tabula Rasa” do compositor neo-clássico lituano Arvo Part… não gostei dessa micareta de referências do teaser, espero que a série mesmo seja beeeeeeeeeeeeemmmm melhor para merecer seus elogios rasgados…


  7. Veredicto final.

    Acompanhei os últimos capítulos da série junto com o livro e posso dizer que a adaptação é fidelíssima (parodiando José Dias), e achei um verdadeiro deleite esse visual meio Tim Burton com Coppola e calda de maracujá, com direito a micareta musical e trocadilhos com o mundo moderno. A série conseguiu despertar uma fantasia que o livro sozinho não despertava. Curti muito mais. Assisti cada capítulo sem piscar.
    E vou comprar o DVD quando lançar, com certeza!


  8. Que tesão. :-O
    Não sei o que é mais legal, a trilha sonora ou a direção.
    Pena que não peguei do começo. E não suporto ver nada pela metade…


  9. Vai comprar e me emprestar, né? Rs!


  10. Ei, eu gostei de O Nome da Rosa!



Deixe um comentário

