h1

Ela me fez chorar

maio, 4 - 2009

xinran

Pulei da cadeira ao saber que a jornalista chinesa Xinran Xue virá para a FLIP este ano.

Há muitos anos Xinran tinha um programa de rádio na China que contava histórias de mulheres chinesas. Segundo ela, não era raro os ouvintes mandarem relatos e denúncias impressionantes, que Xinran foi pessoalmente investigar e comprovar. Contudo, a maior parte dessas histórias ela não podia contar, dada a quase ausente liberdade de imprensa em seu país. Quando escapuliu para a Inglaterra, a jornalista compilou as biografias mais comoventes dessas mulheres chinesas, cada uma com sua tragédia de vida, no livro As Boas Mulheres da China.

boasmulheresdachina

Nos idos de 2003, quando eu tinha muito tempo e nenhum dinheiro, esse livro me chamou a atenção numa prateleira, comecei a folhear e rapidamente percebi que não conseguiria largar. Sentei numa poltrona, fui devorando história por história e, sem perceber, entrando em um transe de horror e perplexidade. Quando me dei conta estava com os olhos rasos – no meio da livraria! – eu, que me julgava uma mulher razoavelmente durona! O livro é uma porrada na cara. Simplesmente doloroso. São muitas histórias de meninas e mulheres (e inclusive da própria autora) vítimas de toda sorte de opressões, perseguições, guerras, costumes cruéis e muito descaso. Terminei de ler e saí dali me acreditando uma garota de muita sorte por ter nascido no final do século XX no Brasil, minha consciência subitamente escancarada ao perceber como esse acaso “cronogeográfico” é brutal para as mulheres.

Espero ter a oportunidade de dizer a ela que me ajudou a enxergar minha condição de mulher de outro jeito. Além de ter me feito chorar…

One comment

  1. É, Cris, somos garotas de sorte por vivermos num país com leis e costumes tão liberais para com o sexo feminino. Ainda temos muito chão pela frente no quesito “igualdade”, mas eu diria que o Brasil dá boas oportunidades às suas mulheres. Só é uma lástima que o machismo ainda sobreviva, em sua forma mais cruel, nos espancamentos de esposas e nos estupros de criancinhas. :-S



Deixe um comentário

