h1

Beauvoir no palco, Hipátia na tela

maio, 20 - 2009

Acabei de saber agora mesmo das estréias de duas obras sobre a vida de duas sábias supermulheres.

Viver Sem Tempos Mortos

simonefernanda

É um monólogo de reflexões sobre a vida e a obra de Simone de Beauvoir (minha filósofa favorita, não podia ser diferente), interpretada por ninguém menos que Fernanda Montenegro.

Recomendo essa entrevista excelente na revista Bravo com Fernanda falando sobre Simone e sobre a peça.

Viver Sem Tempos Mortos estréia neste sábado, dia 23 no Sesc Consolação. Não perco nem sob a ameaça dos meus ácaros ninjas!

 * * *

Ágora

agora

Essa eu vi no blog da Camila Fernandes. Hipátia de Alexandria foi filósofa, astrônoma, matemática e professora da Escola de Alexandria, tudo isso no século VI d.c., numa época em que ocupar tal posição era impensável para uma mulher.

O filme Ágora, do diretor espanhol Alejandro Amenábar, conta a chegada do cristãos ortodoxos no Egito e a tragédia que se desenrolou a partir de então, quando São Cirilo, patriarca da Igreja de Alexandria (canonizado e tudo!), mandou exterminar o paganismo da região. Como resultado, milhares de judeus e pagãos foram massacrados por fanáticos cristãos; entre eles, Hipátia, que foi arrancada de sua carruagem, espancada, despida e arrastada até uma igreja onde seu corpo foi dilacerado. Um lindo espetáculo desses que nos lembram de vez em quando os efeitos colaterais da religião.

O trailer pode ser visto aqui e tudo o que sei no momento sobre a data de estréia é um “coming soon”. Aguardo roendo as unhas.

Anúncios

4 comentários

  1. Ágora foi exibido em Cannes, então temos boas chances de ver Hipátia/Rachel por aqui, eheh!

    Pena que o diálogo da Simone/Fernanda eu vou perder. Parece muito legal. 😉


  2. Oi Mila

    Pois é, eu também vou perder. Ontem mesmo, quando eu soube, fui checar no site do SESC onde podia comprar as entradas e estava tudo esgotado. A peça nem estreou e está ESGOTADA!!! gaaaaah!


  3. Gostei bastante de saber sobre o filme da Hipátia. Já tinha visto algo sobre ela na Série Cosmos de Carl Sagan.

    Há uma outra grande matemática que tem uma bela história. Chama-se Emmy Noether, que segundo Einstein foi “a mais brilhante mente matemática produzida desde que se começou o ensino superior para mulheres começou”. Ela sem dúvida contribuiu intensamente para física com seus teoremas de conservação e simetria.

    Abraços


  4. Depois de ver o filme Ágora a melhor escolha será ler a “VIAGEM INICIÁTICA DE HIPÁTIA: NA DEMANDA DA ALMA DOS NÚMEROS” de José Carlos Fernández, Editora Nova Acrópole, 2010.
    O melhor livro sobre Hipátia e Matemática Sagrada.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: