h1

Caramelo (Sukkar Banat)

junho, 24 - 2009

Não costumo fazer resenha de filmes, mas… Quando se trata do melhor filme a que você assistiu no ano, de boca aberta, sem piscar; não custa contar pros seus amigos, certo?

Acabei de ver Caramelo e estou deliciada.

caramel

No original, Sukkar Banat, é uma produção franco-libanesa, foi escrita, dirigida e estrelada por Nadine Labaki.

Sabe aqueles filmes do tipo “a vida como ela é”? Caramelo é uma parábola do universo feminino libanês, conta a vida de cinco mulheres unidas por um salão de beleza. Há a moça que se apaixonou pelo homem casado e vive uma eterna espera pela próxima ligação. Há a boa muçulmana que está noiva, tentando corrigir o problema de uma virgindade já perdida. Há a lésbica contida e a cliente encantada por ela. Há a atriz de comerciais inconformada com a chegada da menopausa. E há a senhora idosa que jamais se casou para cuidar da irmã mais velha deficiente mental.

Não vou entrar nos pormenores da trama, você vai encontrar resenhas muito melhores que a minha aqui e aqui. Queria apenas reforçar que o filme é bastante delicado, tem uma poesia sutil, uma fotografia bonita e um roteiro que é fantástico pela simplicidade com que retrata suas personagens e seus dilemas (nada simples). Sem clichês nem desfechos óbvios.

sukkar banat

Para os brasileiros é uma experiência de cinema bem diferente – pelo choque cultural, eu diria. Beirute, a cidade em que se passa Caramelo, é um dos lugares mais liberais do oriente médio. As moças não usam véu nos cabelos e têm por hábito cultivar um visual bastante sexy, ao mesmo tempo em que surpreendem pelo recato, tão desconhecido de nós brasileiros. Pra ter uma ideia, é um filme sem cena de beijo na boca (sexo, muito menos) e não paradoxalmente transborda sensualidade!

Só queria mesmo dizer: ASSISTA!!

nadine

Ah, e destaque para a jovem cineasta Nadine Labaki, que escreveu o roteiro, dirigiu muito bem, atuou como protagonista, é linda, charmosa, morena e dona de belos olhos escuros muito abertos esfumaçados de sombra. Nadine, quer casar comigo?

Anúncios

6 comentários

  1. Legal, valeu pela dica! Filmes que fogem do usual são bem vindos =)


  2. Pra quem está cansado das comédias românticas com selo US, Caramelo é uma boa opção. Divertido, tocante com personagens atraentes.


  3. Obrigada pela dica! Ótima pra quem quer ver filmes como mais que uma bobagem qualquer que faz a gente passar o tempo em frente à TV. Eu mal tenho tempo pra mim, que dirá pra TV… Quero filmes que valham a parada.


  4. Já que o assunto são filmes sensíveis sobre moças e com nome de doces…

    Dê uma olhada na resenha e no trailer aqui:

    http://www.evilgambit.com/blog/?p=346#more-346

    Acho que Chocolate é mais a minha cara. Mas talvez a minha namorada aprecie Caramelo. 😉


    • Já assisti, Geraldo. Muito bom também!


  5. Acabei de assistir na GNT. Adorei! Humano e delicado … foi me envolvendo e quando percebi, estava me deliciando…rs …



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: