h1

O bichinho do rã-rã cresceu e virou papão

agosto, 23 - 2009

Eu não estava ligando muito para esses alarmes da gripe suína, sabe? O meu São Tomé pessoal sempre desconfia do alcance das notícias veiculadas pela imprensa, que precisa vender polêmicas à custa da preocupação das pessoas.

Mas ontem fiz uma visitinha ao Hospital (público) da Vila Alpina por conta de uma infecção respiratória que já entra na terceira semana e percebi que as coisas estão meio… punk.

Cheguei tossindo e me deram uma máscara cirúrgica que eu não queria colocar, só aceitei quando entrei no consultório e a médica disse “bota essa máscara pelamordedeus!”. Aí achei estranho e percebi que estava subestimando alguma coisa.

Os médicos e funcionários do hospital estão todos trabalhando de máscara. A médica comentou comigo que o alcance da gripe suína é maior do que o que aparece na mídia, ela está vendo pacientes e médicos morrerem e todos lá dentro do hospital estão preocupados.

O meu caso não é de gripe suína, estou com uma infecção de traquéia e brônquios. Mas a médica fez questão de me passar por um raio-x para conferir se não estava com pneumonia, me receitou antibiótico por uma semana e me avisou para voltar imediatamente se tiver algum sintoma da gripe, pois ela tem mau prognóstico em casos de co-infecção (como essa minha traqueobronquite).

Resumindo o aviso que recebi: “se cuida porque se você pegar gripe suína agora pode morrer”.

Tirando a tosse, estou ótima, mas preocupada com o andamento das coisas. Precisei de um aviso do médico pra entender o significado daquelas 500 mortes de gripe suína já computadas no Brasil, para o qual eu não estava dando importância até ontem.

Ainda estou meio fora do ar por conta de uma tese que não termina e outras pendências mais (que posso resolver trabalhando em casa, felizmente) e continuarei nesse regime de vagas postagens por mais um tempo. Só queria comentar isso com vocês.

Olho aberto pessoal: a pandemia está aí fazendo os seus estragos. Se cuidem, por favor.

11 comentários

  1. Isso aí, muié, bom dar uma informação mais realista e em primeira mão dessas coisas todas…
    Lá na USP já vejo um bocado de gente usando máscaras, tipo, o pessoal da biblioteca e tals. E no bandejão, tem álcool gel à vontade, para usar antes de comer.
    Apesar de eu não ligar muito para a gripe (e continuo não ligando), ainda assim, tomo minhas preucações e lavo as mãos sempre que possível.
    Melhoras aí para você!
    Bjos


    • Álcool no bandeijão é uma boa ideia! Uma caipirinha também não ia mal.


  2. A máscara em você foi pra ela não pegar e não para te proteger. 😉 Melhoras, Cris. Suína ou bovina, nada de gripe! rs.


  3. Christie, é aquela velha história, a gente acha que isso é só com os outros, não com a gente.

    Um primo meu teve pneumonia brava, dois dias de hospital… os exames mostraram que NÃO era a H1N1, mas de acordo com o infectologista que o atendeu (ele tem plano de saúde de 1a. classe), o risco era o mesmo, se não se cuidasse podia ter ido dessa pra melhor.

    A gripe sempre matou, só que agora estamos vendo a verdadeira extensão do problema; eu já tive pneumonia, com 21 anos…. nem conseguia ficar de pé, você fica mesmo baqueado.

    Se cuide, eu faço check-up anual, porque tem mais uma porção de doenças que podem aparecer de repente, se pegas no início é fácil de curar.


  4. Eu já tive pneumonia duas vezes 😦
    Na segunda ganhei uma semana de internação.

    Acho que estou entre aqueles 80% que não teriam chegado aos 25 se não fosse pelos antibióticos.


  5. “Acho que estou entre aqueles 80% que não teriam chegado aos 25 se não fosse pelos antibióticos.”

    Menina Cris, cuida dessa saúde… Álvares de Azevedo basta um só… 😦
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alvarez_de_azevedo


  6. Pense pelo lado bom, Cris. Se morrer, fica famosa e vai vender bastante Fábulas. Não ia ser ótimo? rsrs


    • Mas depois eu precisaria de um médium pra me psicografar! Muito trabalhoso.


      • Você iria escrever a quatro mãos com o Gasparetto…


  7. bom ter noticias, infelizmente não boas…se precisar de algo avisa e se cuida,bjs


  8. Que bom receber notícias suas, querida. Mas que pena estar tudo tão corrido e ainda por cima com uma -ite.

    Melhoras!

    Beijos e saudades.



Deixe um comentário

