h1

10 Coisas para fazer antes de morrer

junho, 15 - 2011

Estava aqui pensando com os meus botões que dá para entender muito da personalidade de uma pessoa através dos seus desejos. Desejos são vontades que a gente guarda lá no fundo e nem sempre pensamos a respeito, nem sempre planejamos quando, como e onde. Aliás, nem todos os desejos são para ser realizados, porque a graça é mesmo desejar.

Esta semana, ao encontrar o blog da Alice Pyne, uma garota com câncer terminal que fez uma lista de desejos que gostaria de realizar antes de morrer, lembrei que a gente não vive pra sempre e que desejar é preciso. Então resolvi fazer uma lista de vontades que gostaria de matar antes que elas me matem. Penso que este é um meme interessante para reproduzir pela blogosfera, pois ao conhecer nossos desejos nos conhecemos melhor, e quem sabe descobriremos que temos vontades semelhantes e nos mobilizaremos para realizá-las? Ou podemos simplesmente desejar juntos, onde está grande parte da graça.

Portanto, as 10 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer, não necessariamente nessa ordem:

*

Ver uma aurora polar

Gostaria de ver uma aurora polar ao vivo, e por razões de orientação hemisférica, de preferência uma aurora austral, e de preferência nos céus da Patagônia.

*

Cultivar um aquário de plantas

Porque tenho uma verdadeira fascinação por aquapaisagismo e acho aquários bonitos uma das coisas mais relaxantes do universo. Com direito a peixes, claro. A desvantagem de se ter um aquário incrementado, além do custo, é que precisa de uma babá treinada para cuidar dele quando você está fora. Apesar das dificuldades, é uma dor de cabeça que julgo divertida demais para deixar para próxima encadernação.

*

Comprar uma picape

Não tenho fantasias com carro, mas sou obrigada a admitir que, para quem quer liberdade de movimento, carro é uma necessidade. Quero um carro que seja funcional, econômico e que não dê muitos problemas. Sempre gostei de picapes, porque têm caçambas onde eu poderia levar e trazer coisas grandes de todos os tamanhos. E de preferência uma picape velha o bastante para me dar o luxo de não pagar IPVA.

*

Dirigir através do deserto

Estradas cruzando paisagens ermas sempre exerceram um fascínio sobre mim. Adoraria poder combinar paisagens incríveis com autonomia de movimento, dirigindo através de um deserto, ou mesmo ao longo de uma extensa faixa litorânea.

*

Ter uma casa na montanha

Vou confessar que tenho fantasias de isolamento bucólico e o meu maior sonho de consumo imobiliário é uma casinha na montanha, com direito a bosque, lareira, cachorro, acesso a internet e nenhuma televisão.

*

Comer trufa

Como grande apreciadora de fungos comestíveis, tenho uma curiosidade enorme pra provar a tal da trufa, mas por não ser habitué de restaurantes franceses caros, ainda não surgiu a oportunidade. Se você ver por aí uma trufa branca dando sopa, me avise!

*

Participar da gravação de um filme

Não sou exatamente uma cinéfila, mas adoro um faça-você-mesmo. Depois do curso de roteiro fiquei superinteressada em tomar parte na gravação de um filme, especificamente do lado de cá da câmera, como roteirista, assistente de direção, de edição, de cenografia, de figurino, ou faz-tudo.

*

Passar uma semana anônima em um lugar improvável

Quando viajo, gosto de tirar um tempinho para fugir dos lugares turísticos concorridos e ir explorar os cantos mais ordinários, simplesmente para ter o gostinho de saber como é a vida local. Afinal, o que é rotineiro para uns pode ser totalmente exótico para outros, e que experiência fantástica não é se infiltrar em mundo novo? Gostaria de tirar uma semana aqui e acolá para ser uma pessoa anônima em lugares que não estão nos guias turísticos. E aí, quando alguém me perguntasse por que resolvi passar um tempo numa vila do interior da Mongólia, eu diria: “porque quis”.

*

Assistir a um congresso de ufologia

Na verdade, eu ia dizer que gostaria de ter um contato imediato do quinto grau com visitantes alienígenas, por mais assustador que isso me pareça. Mas como esse projeto de aventura não depende exclusivamente de mim, troco o meu tíquete-abdução por um congresso de ufologia.

*

Fundar uma ONG 

Num país ainda tão carente de cultura e ensino de boa qualidade, creio que é meu papel mobilizar os recursos que tiver à minha disposição em favor da cultura, auxiliando quem produz e quem quer consumir. Gostaria de fundar uma ONG um dia, voltada ao fomento das artes e estímulo à leitura. É idealista, eu sei, mas o mundo precisa de boas iniciativas e nós, de causas pelas quais lutar.

*

Essa foi a lista, e pretendo atualizar vocês quanto ao sucesso ou fracasso das minhas empreitadas.

Mas, ei, reproduza este meme no seu blog e conte pra mim: quais as 10 coisas que você gostaria de fazer antes de morrer?

25 comentários

  1. Poxa interessante, também quero fazer algumas dessas coisas antes de morrer😄


    • Oi Lucas, eu empresto alguns dos meus desejos, sem problema nenhum ^_^


  2. Gostei da sua lista, em especial da Aurora Polar e das trufas, que me remeteram a desejos de infância, não realizados. Quanto ao congresso de Ufologia, eu já tive um forte interesse pelo assunto (e ainda tenho), mas eu acho que vc iria se frustrar, dado sua formação científica. Uma boa parte dos ufólogos são “ufólotras” e reagem com bastante negativiodade quando são contariados, ás vezes negando provas que desementem suas teses. A ufologia está numa zona nebulosa onde a intuição e emoção às vezes contam mais que a razão.


    • Oi Álvaro, eu não disse que quero ir a um congresso de ufologia para levá-lo a sério, disse?🙂


      • Boa resposta, Cris. Então divirta-se (mas não ria muito alto).


  3. Bem, a picape velha, os lugares pouco turisticos e o congresso de ufologia já foram pra conta.
    Pode deixar que quando chegar a vez das trufas eu te chamo, rs…
    Beijos.


  4. Mulher, pelo meno UM desejo, eu QUERO que vc faça.
    Por favor, vamos conversar melhor e vc faz um roteiro, gravamos e tudo mais…tudo faça-você-mesmo-sem-dinheiro-algum.

    Ou, se só quiser assistir, me avisa…sempre estamos fazendo algo por aqui, nos interiôr! Estou agorinha mesmo conversando com a diretora de um curta que se chamará “colheres”, com a direção formada inteiramente por mulheres😉

    Mulher, sobre o roteiro, é sério…nem preciso dizer o quanto ADOREI o seu livro, certo? Na verdade, dependendo do conto, é só trazer pro cinema, porque ja ta tudo pronto!


    • Olhaí uma nova possibilidade de parceria Nath + Cris! Precisam de assistente de produção aí? Vocês já conhecem o meu trabalho… huahahahahahah!


      • Então, meninas, podemos planejar um filme de baixo orçamento. Deixa o projeto anotadinho na agenda e vamos nos organizar.
        Beijos!


  5. Curti bastante a postagem, Cris, tanto pelo meme quanto pelo conteúdo. Ótima ideia, e quando estiver sossegada (ai, ai…) farei um também.

    Compartilho do seu desejo por um retiro bucólico. Tenho um quase-isso na casa da minha mãe, mas acho que ia gostar mais ainda se fosse um lugar exótico e idílico onde nunca ouvisse o som de uma TV ligada em jogo de futebol e rodeado por campos de alfazema.😄

    Também adoro fungos comestíveis e ainda não provei trufas. Quando eu for ryka & pheena, te levo num bistrô.😉

    Por outro lado, não consigo te imaginar querendo uma picape ou cuidando de um cachorro.

    Neste exato momento, minha sogra e seu marido devem estar parando sua Harley alugada em Los Angeles para almoçar em algum restaurante à beira da Rota 66. O-O

    Beijos!


    • Ei moça, minha casa na montanha fica aberta para quando você quiser vir. Na verdade, eu queria juntar a casa na montanha com a ONG, e fazer o refúgio de escritores.
      E pra falar a verdade, eu me vejo mais dirigindo uma picape que cuidando de um cachorro…

      Como você não aproveitou pra comer trufa na França?!!

      Sua sogra não passa mal, né? Quero ser assim quando crescer!

      Depois vou ver sua lista.
      Beijos


      • Eu tava ocupada demais comendo Paris com os olhos. Mas comi Ratatouille. Serve?

        Minha sogra não passa nada mal, não. A não ser na Turquia, onde a água não é muito confiável.😛 Quando eu crescer, quero a vida dela pra mim. Com exceção do marido. Gosto mais do meu.

        Beijão!


  6. Ahhh… tanta coisa que a gente gostaria de fazer antes de morrer que é difícil enumerar uma lista com só 10 delas. rsrs
    Dirigir uma Harley pela Rota-66 (mas sem pacote turístico) está na minha lista.
    Mas acho que encabeçando tudo mesmo está fazer uma volta ao mundo… e isso eu ainda vou fazer.
    beijos


    • Eu também quero fazer volta ao mundo, Fabi! É que não coube na lista dos 10. Tem mais 3 grandes continentes que eu quero conhecer, e outros onde quero voltar. Haja vida pra tanta viagem!

      Beijos


  7. Wow !!
    Comer trufas brancas, Christie? Seus desejos não são nenhum pouco prosaicos…. :))))


    • Comer trufa é um grande projeto de vida!


  8. Cris, adorei sua lista. Tirando o contato imediato, o resto é mais “realizável” do que você imagina! Pode deixar Cris, quando eu for para a Toscana eu te trago uma trufa branca, rs rs rs


    • Obrigada, Patty! Se bem que troco fácil a trufa por uma viagem contigo para a Toscana!


  9. Gostei da lista, Cris. E, pra variar, notei que temos alguns desejos em comum. Esse seu post me inspirou a fazer algo semelhante. Beijos.


    • Oi Átila, depois posta o link dos seus desejos aqui! :-*


  10. […] questionamentos importantes e mostra soluções para os vivos. Seguindo a mesma linha do post 10 Coisas para fazer antes de morrer, me inspirei a escrever este depois de visitar o blog da Bronnie Ware, mais especificamente o seu […]


  11. Memento Mori


  12. Já leu Carlos Castañeda? No “viagem a Ixtlan”, ele aborda de uma maneira interessante nossa relação com a morte.


  13. Depois de ver a série “Ancient Aliens” ainda vai ficar com mais vontade de ir a um congresso de Ufologia🙂



Deixe uma resposta

