h1

A Fantástica Literatura Queer: A Última Chance!

novembro, 27 - 2012


A Fantástica Literatura Queer é o primeiro projeto dedicado à literatura fantástica de temática LGBT no Brasil. Nosso compromisso é com a afirmação, a visibilidade e a comemoração da diversidade sexual e literária, e se você pensa que estamos levantando bandeiras, não poderia estar mais redondamente certo! Nesses dois anos de publicações o time de autores, organizadores e fãs d’A Fantástica Literatura Queer tem realizado eventos, palestras e leituras dramáticas. O projeto vem conquistando espaço e corações de leitores além dos círculos da ficção fantástica, e além do universo LGBT.

O arco-íris tem muitas cores e nosso projeto tem muitos livros; já são quatro volumes publicados: o vermelho, o laranja, o amarelo e o verde. Como você reparou, o nosso arco-íris ainda não está completo. Isso significa que – sim, você ainda pode participar! Há todo um horizonte azul e violeta aberto à nossa frente. Mas atenção: esta será a última chamada para envio de contos! Você terá mais tempo para escrever suas histórias, poderá mandar quantas quiser. Então agarre esta oportunidade, capriche no seu conto e força na peruca!

Até quando posso mandar meu conto?
Receberemos os contos até o dia 3 de março de 2013 à meia-noite. Depois disso a Cinderela vira melancia.

Quem pode participar?
Todo mundo pode! E se dizemos todo mundo, é porque é todo mundo mesmo.

Como você pode participar?
Enviando um conto bem escrito que corresponda de forma interessante à proposta da coletânea e que esteja dentro das especificações do projeto.

Quais os critérios de participação?
As histórias deverão obrigatoriamente aludir à diversidade sexual. A presença de personagens gays, lésbicas, transexuais, etc. é desejável, mas não é compulsória. Destacamos que mais importante que o retrato será o questionamento – em outras palavras, serão priorizados os textos que induzam a pensar sobre o tema.
Como exemplo, o autor poderá apresentar a intracultura de minorias sexuais em contextos alternativos e/ou explorar sua interface com outras culturas; poderá debater papéis de gênero, preconceito e discriminação; fazer referências e reinvenções históricas; construir e desconstruir paradigmas afetivo-sexuais, etc. O importante é que o conto responda de forma criativa à proposta.

Os contos deverão se enquadrar dentro da literatura fantástica em sua ampla definição: ficção científica/ ficção especulativa, fantasia e terror. Sem restrições quanto ao conteúdo erótico. Os contos devem ser redigidos em língua portuguesa, ser obrigatoriamente inéditos para o meio impresso e ter entre 5 e 25 páginas (com fonte Times New Roman 12 e espaçamento simples). Cada autor poderá enviar quantos contos quiser, porém apenas um poderá ser selecionado.
Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc ou .docx para o e-mail: queerfiction@tarjaeditorial.com.br até a meia-noite do dia 03/03/2013. Não haverá prorrogação no prazo de recebimento.
Todos os contos serão avaliados e apenas serão aceitos aqueles que alcançarem os critérios de qualidade estabelecidos pelos (exigentes) organizadores.

Quantos contos serão escolhidos?
A composição d’A Fantástica Literatura Queer sempre é norteada pelo critério qualitativo, e os organizadores gostam muito da palavra “meritocracia”. Mas para uma estimativa, os volumes anteriores trazem em média 7 contos por livro.

Nada ficará no armário!
A Fantástica Literatura Queer está comprometida com a transparência e a visibilidade, portanto não serão publicados contos anônimos ou sob pseudônimos desconhecidos.

Não serão aceitos:
Contos mal escritos, contos excepcionalmente fora das especificações de tamanho, textos em qualquer outro formato que não seja conto, textos que possam apresentar conflitos autorais (fanfics), contos que não correspondam à proposta da coletânea ou que apresentem conteúdo ofensivo e discriminatório de qualquer natureza.

Pode mandar contos que já concorreram nas chamadas anteriores?
Sim, pode! Não tem problema você mandar um conto que já concorreu, apenas pedimos que mande uma versão aprimorada dele.

Já fui publicado n’A Fantástica Literatura Queer, posso participar de novo?
Sim!!

Como será a publicação?
Os autores estarão isentos de despesas. Todos os custos da publicação (incluindo revisão, diagramação, arte de capa e impressão) serão arcados integralmente pela Tarja Editorial. A coletânea será publicada no formato 14cm X 21cm, com tiragem inicial de 300 exemplares.
Os direitos autorais serão pagos antecipadamente na forma de exemplares da nova edição.

Previsão de Lançamento:
2013.

Organização:

Cristina Lasaitis & Rober Pinheiro


Tarja Editorial

10 comentários

  1. […] Fonte: Cristina Lasaits […]


  2. […] abre suas portas para autores de ficção científica, fantasia e terror. Se você quer participar, visite o site da Cris Lasaitis para obter mais informações e mãos à […]


  3. […] Mais informações: A Fantástica Literatura Queer […]


  4. […] dia 3 de Março, estão abertas as submissões para os volumes Azul e Violeta, que fecham a coleção da Fantástica Literatura Queer da Tarja Editorial. A diversidade sexual nos textos de fantasia – sci fi – terror – weird – […]


  5. Quando saberemos do resultado dos contos que foram escolhidos?

    Obriada ;D
    Thais


    • Thais, demora até um mês para soltarmos o resultado da seleção.


      • Obrigada!


  6. “Os contos devem ser redigidos em língua portuguesa, ser obrigatoriamente inéditos para o meio impresso[…]”

    Pode enviar conto que foi postado na internet já, então? haha


  7. […] caso você tenha caído aqui de paraquedas e não sabe do que estou falando, veja o descritivo do […]


  8. Boa noite! Gostaria de saber qual o tamanho das margens? 2,5 para cada lado? É o que eu costumo usar. Aguardo esta informação para enviar o conto para vcs. Agradeço desde já.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: