h1

Voltar a escrever

setembro, 3 - 2016

Não sou a mesma pessoa que escreveu um livro de contos 8 anos atrás. Minhas conexões na vida são outras. Meu conteúdo e senso crítico estão em outros patamares.
O que me fez mal com certeza foi passar anos sem escrever nada de ficção, mas essa foi uma perda difícil de evitar (tento pensar que foi um ganho em outras áreas necessárias).

Voltar à ativa, agora, está sendo principalmente um exercício de tirar a ferrugem.

Eu pensei, “bom, se conseguir escrever 10 páginas por dia, em um mês dá pra terminar um romance” (rá!).
É um bom raciocínio, funciona para muitos escritores, pena que meu processo criativo não trabalha com essa a velocidade de forma nenhuma. Na velocidade eu perderia aquilo que tenho de melhor.

O processo de escrever um romance deve ser uma das operações mentais mais complicadas que a nossa espécie inventou. Envolve concatenar uma enormidade de informações, situações, modular um monte de atributos sem perder de vista os objetivos – ideológicos, estéticos, mercadológicos etc.

Escrever um romance não é bolinho.
Eu comecei muitos e engavetei todos até aqui. Produzir um bom começo não é exatamente fácil, mas o superlativo da dificuldade está mesmo em levar a cabo o projeto. Esse é o meu sonho de consumo. E vai ser uma batalha daqui em diante.
Uma batalha contra a gaveta.

3 comentários

  1. Ei Cris, li com muito interesse o que escreveu. É assim mesmo, parou, cria ferrugem e as engrenagens gripam, não se movimentam para a frente nem para trás. Comigo aconteceu algo semelhante recentemente. Já escrevi e publiquei nove romances. (Vide Amazon, com.br.). Pois é, o mais recente livro que estou escrevendo eu parei, há cerca de um ano (por falta de tempo e por causa da crise que tive de dar mais atenção ao meu trabalho). E agora? Já retornei ao enredo, mas não saio do lugar. É incrível. Mas me recuso a iniciar outro romance por mais que tenha vontade. Vou terminar o que comecei. Faça o mesmo, vá escrever o que você parou. Não inicie outro, pois, é quase certo, você vai parar e voltar ao antigo e aí não escreve nenhum dos dois.
    Desculpe o longo conselho, mas é que me vi na mesma situação e quis repartir com você. Boa sorte e sucesso.Sandoval Assef


  2. Considero um grande privilégio ter encontrado e poder ouvir a mestra Cris Lasaiti. Admiro-a pela determinação, e objetividades que és possuidora. Admiro-a pela facilidade fantástica que tens em repassar os pensamentos escritos. Eleva a alma de todos que sonham escrever. Escrevo. Sim, algo simples na intuição de escrever mais um dia. Quero ser mais determinada e realizar o grande sonho de escrever melhor.
    Sucesso Cris.


  3. Cris, também padeço dessa momentânea falta de criatividade! Sou escritor e poeta, escrevi um livro, em parceria com alguns amigos ( escritores) virtuais, confesso que foi uma experiência ímpar! Escrever já não é algo muito fácil, imagine ainda de modo virtual e em parceria com pessoas que você nunca viu na vida? Foi um processo lento mas, confesso que de certo modo, bastante proveitoso! Infelizmente não chegamos a publicar, por falta e recursos, está disponível pra venda somente no formato de Ebook! Até começamos outro mas, assim como você, parou a beira do caminho; a inspiração se foi e, até agora não pôde ser concluído! Tô a tempos, tentando um outro projeto, agora sozinho – escrever um livro de contos, crônicas ou poesias! Mas a danada da inspiração teima em me deixar sozinho! Até escrevi alguns rascunhos, pois, tenho alguns blogs, onde público, ou pelo menos publicava semanalmente mas, nada que mereça ser editado num livro! A proposta de escrever dez linhas por dia é bastante sugestivo mas, tá difícil viu, é duro ficar durante horas, diante de uma tela em branco do computador, sem escrever sequer, um textinho! Portanto, ainda adiando o sonho, de escrever meu tão sonhado livro! Sorte, saúde e sucesso, pra você e nós, eternos amantes da escrita e dos livros! Abs



Deixe uma resposta

