h1

Ursula há um ano em outro universo

janeiro, 22 - 2019

ursulas

Há um ano atrás eu estava em Praia Grande empenhada numa tradução, quando por volta das 18 ou 19h meu celular começou a vibrar sem parar.

Eram amigos me notificando do falecimento da Ursula K. Le Guin.

Lembro que eu encerrei meu turno e fui perambular pela praia, e pelo resto da noite fiquei nostálgica, revisitando na imaginação uma porção de mundos que conheci pelas mãos dela.

Já faz um ano e o tempo passa de um jeito que deixa a gente besta. Mas quando penso na Ursula é quase com um susto que me dou conta que morta ou viva ela continua presente em idêntica extensão, tão sólidos foram os alicerces simbólicos que ela fundou em mim.

E então me lembro que foi por causa dela que decidi, há mais de dez anos, que a vida só valeria a pena se eu buscasse verdade, sentido e beleza por meio da literatura.

E que a imortalidade dos escritores não se deve necessariamente ao fato de que a obra teve impacto suficiente para alcançar um monte de gente por um bocado de tempo, e colheu louros na forma de prêmios, de estátua em praça, de reportagens na mídia, filmes no cinema, teses nas academias e tortura estudantil no vestibular.

Não.

A Ursula me ensinou sobre outro tipo de imortalidade do autor – aquela em que se vira eco na alma de outra pessoa. Quando o impacto que um livro causa em alguém por um breve momento tem energia suficiente para mudar uma vida inteira. Esse é um tipo de milagre secreto, fica entre o autor e o leitor, como um meteoro que se espatifou no mundo íntimo de alguém e não deu notícia no jornal.

Mas, pra mim, são as faíscas mais bonitas.

Anúncios

One comment

  1. Uma linda declaração de amor à literatura e sua mentora Úrsula K Le Guin.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: