h1

Dicas do George R.R. Martin para escrever

fevereiro, 17 - 2014

Eu ainda não havia lido nem sequer uma linha escrita pelo George R.R. Martin quando o conheci no Worldcon de 2010, na Austrália. Naquela ocasião, a série Game of Thrones da HBO estava para ser lançada, e a sua divulgação era provavelmente a notícia mais importante do evento.

Como palestrante caída de paraquedas, passei várias horas no chamado “green room”, uma salinha onde os escritores se encontravam para conversar e tomar café, geralmente antes das mesas redondas e apresentações. A maior atração do green room para mim, claro, era a oportunidade de observar e interagir com uma fauna de escritores muito mais experientes do que eu… tipo o George R.R. Martin. Vendo-o por lá, pensei “se eu não comprar um livro para ele autografar agora, sei que vou me arrepender um dia”. Então corri para comprar uma edição de bolso de Game of Thrones e voltei para pedir um autógrafo, meio assim, na cara de pau, e ele foi super gentil.

Três anos e cinco livros devorados depois, sou fã do Martin e acho-o um grande exemplo de que quantidade e qualidade podem sim vir acompanhadas. Reconheço que há muita gente talentosa escrevendo fantasia, hoje existem mais bons escritores do que é possível um leitor voraz acompanhar. Em meio a toneladas de obras dignas de nota, a série A Song of Ice and Fire se destaca por muitos motivos: a grandiosidade de seu universo, a variedade, a verossimilhança, a ausência de clichês e de maniqueísmo, a trama ambiciosa, personagens interessantes…

São muitos motivos que justificam que – se você também é um escritor de início de carreira – ouça essas dicas do Martin. Algumas delas explorei no meu Guia de Primeiros Socorros para o Escritor Iniciante, como “comece com contos, não vá querer escrever logo uma trilogia…” Outras me pareceram menos óbvias como “não exagere na dose de dor” (ainda vou refletir sobre isso!)… E todas são valiosas, leia!

A íntegra está no blog Game of Thrones BR.

Um comentário

  1. Olá tenho 13 anos e comecei a escrever um livro mas só o divulgo no Facebook, e tive que parar de escrever por minhas dúvidas entre elas é se posso colocar frases de autores no meu livro?



Deixe um comentário